Ultimas postagens :
Home » , , » Nós podemos julgar os novos "vândalos" dos movimentos?

Nós podemos julgar os novos "vândalos" dos movimentos?

Written By PortoNão on sábado, 27 de julho de 2013 | 04:27

Fica evidente à todos como houve sim uma alteração de direção e posicionamento dos manifestantes nas ruas das principais capitais do país.Porém, não se enganem: elas não perderam objetivos.Pelo contrário, apenas se alteraram para outros problemas.

O MPL (Movimento Passe Livre) foi quem deu o real ponta pé a todos os protestos e manifestações.Com um foco direcionado a revindicações no setor do transporte publico, os organizadores conseguiram colocar milhares de pessoas às ruas e iniciarem, o que hoje, já se transmutou para outras diferentes causas. (mas não menos importantes).

Com todas as alterações de princípios e objetivos dos manifestantes nas ruas, só quero salientar a participação da "Black Blocs" como, de certa forma, atual liderança nas ruas.

Para quem não conhece e nunca ouviu falar, a Black Blocs é um certo tipo de movimento radical social que prega a ideologia anarquista.
Para quem se lembra dos primeiros manifestos organizados pelo Movimento Passe Livre, a violência e a depredação eram atitudes que não deveriam ser aceitas no geral de quem estava nas ruas.Hoje, é visível como se tornou diferente este pensamento.

"Após invasão de Black Blocs, passeata termina com 13 bancos depredados"
(Estadão, 27/7/2013)

Essa notícia do Estadão mostra bem como agem os manifestantes do movimento Black Blocs. O enfase que deve ser feito não é no "DEPREDAÇÃO" e sim no "DEPREDAÇÃO AOS BANCOS", pois essa é uma atitude que se prega na ideologia Anarquista.
Logo, volto ao título:
"Nós podemos julgar os novos "vândalos" dos movimentos?"

Em contrapartida, acho um erro generalizarmos o movimento como um só.
O que o Estadão fez -na minha concepção- foi correto. Não julgou o movimento em geral e ainda citou a presença dos Blacks Blocs como possíveis responsáveis dos atos vandalistas.
Quebrar bancos -para a ideologia anarquista- não representa a depredação.Pelo contrário.

Para quem não faz a mínima noção do que é a ideologia anarquista, vou dar um breve resumo: quebram ícones capitalistas e tudo o que controla o povo, como por exemplo governo/estado.
No caso da notícia, o banco é sem duvidas um ícone capitalista e repressor do povo...muitas vezes financiado até mesmo pelo Estado.Logo, seguindo a ideologia anarquista, merece SIM ser depredado e derrubado.

Em geral -para dar uma resposta ao título - eu não vejo o porquê de irmos contra ao movimento pregado pelos manifestantes que seguem uma certa ideologia.Afinal, assim como você (que provavelmente tem sua opinião sobre todos esses movimentos e ideologias do que é certo e o que é errado), eles também estão nas ruas lutando por um país melhor (embora fora do contexto atual, já que eles são contrários ao Estado/capitalismo), mas estão lá.

Logo, não se deixem levar por falsas notícias de que o povo na rua é quem está depredando ou de que os Black Blocs são 'bandidos' por serem 'depredadores'. São apenas pessoas seguindo princípios de sua ideologia e lutando pelos mesmo objetivo que o da maioria: melhorar o país.

"Os bandidos de verdade estão de terno e gravata tomando champanhe a esta hora e nem aí com meras janelas quebradas."
Share this post :
 
Política & Cia : Copyright © 2013. Política & Cia - O portal de notícias políticas em Ilhabela - All Rights Reserved