Ultimas postagens :
Home » » Como presente de natal, população de Ilhabela e turistas que vão à praia de Castelhanos terão mais facilidade com estrada revestida e estacionamentos

Como presente de natal, população de Ilhabela e turistas que vão à praia de Castelhanos terão mais facilidade com estrada revestida e estacionamentos

Written By Kim Axel Borgström on sexta-feira, 14 de junho de 2013 | 12:42

Manutenção na estrada após dias chuvosos (foto:Caragua News)
A informação de que haveria uma reunião nesta ultima quinta-feira (13), para a apresentação do projeto da D.E.R (Departamento de Estradas de Rodagem), não foi muito divulgada ou vista por grande parte da população ilhabelense.

Custo da obra: 4milhões e 300
Jeepeiros, comerciantes e parte da sociedade civil, estiveram presentes na pequena e lotada sala no prédio administrativo do PEIb (Parque Estadual de Ilhabela - antiga prisão)  e assistiram as falas e argumentos do diretor de projetos da D.E.R, da gestora e gerente do Parque.

A principio, a principal duvida que se tinha na elaboração do projeto era a mesma que todos vocês já devem estar se perguntando:
"Será uma estrada asfaltada?"
Não, não será uma estrada asfaltada.O revestimento do solo será feito unicamente de cascalho e pedras de mão, para justamente evitar o grande impacto com a utilização do asfalto e outros materiais do gênero. 

Além da melhoria na estrada, a D.E.R pretende construir dois estacionamentos, que juntos, comportem 180 carros.Inicialmente, a ideia é que no próprio Parque Estadual exista o estacionamento para 80 carros e no km 17 (antes do rio de acesso à praia) exista outro para 100 carros.

"De uma forma geral, a gente quer fazer uma estrada que atenda os desejos de vocês" anunciou o Apresentador e Gestor de Projetos da D.E.R
No inicio da apresentação, os jeepeiros, inconformados com a falta de informação, temiam que seu trabalho fosse sucateado pela maior facilitação da passagem na estrada e que seus mais de 80 veículos perdessem lugares no estacionamento devido aos outros carros de turismo.

Para garantir o trabalho dos jeepeiros, foi dito que a estrada (mesmo com novo revestimento do solo) não suportaria carros pesados em suas subidas, e por isso, não seria facilitado à modo "easy" a ida à Castelhanos para qualquer um.
Além disso, os apresentadores e responsáveis pelo projeto, garantiram a vaga para todos os carros que fazem o transporte e são credenciados como jeepeiros.

Após o ultimo estacionamento de 100 carros próximo ao acesso à praia, será construído uma passarela (provavelmente de madeira), para facilitar a passagem de ciclistas e pedestres.
Existe uma determinação do  Ministério Publico que não permite o uso de veículos em áreas de praia, e por este motivo, o acesso de carros, motos e outro tipo de veículo motorizado, não será permitido em Castelhanos e terão de ser deixados antes de passar a passarela.

Vista do mirante na Estrada de Castelhanos (foto:Facebook  Quiosque do Alemão)
Além do revestimento á cascalho e dos dois estacionamentos comportando 180 carros, o projeto também prevê a construção do mirante na estrada.

Outras duvidas também foram levantadas por organizações que acompanham os mais diversos projetos e obras relacionadas á estrada de Castelhanos.A principal duvida seria como fariam a paralisação da estrada para a ampliação dos 4m mínimos de extensão, colocação de sarjetas que conduzirão a água pelas laterais e os 8 muros de contenções em algumas partes da estrada, sem que o trabalho dos jeepeiros seja muito prejudicado.

Abaixo disponibilizo o audio da apresentação + debates. (aumente o som pois foi gravado em celular)



Share this post :
 
Política & Cia : Copyright © 2013. Política & Cia - O portal de notícias políticas em Ilhabela - All Rights Reserved