Ultimas postagens :
Home » » Ilhabela é ou já foi a Capital Nacional da Vela?

Ilhabela é ou já foi a Capital Nacional da Vela?

Written By Kim Axel Borgström on terça-feira, 23 de abril de 2013 | 00:18



Regata em Ilhabela (Ricardo/Ilhaviva)
"Ilhabela tem como fama ser a Capital da Vela por sua privilegiada posição geográfica. Os fortes ventos que sopram no Canal de São Sebastião, que separam a ilha do continente, são constantes e com mais de 10 nós em 75% dos dias. Por isso, os esportes a vela, windsurf e kitesurf são praticados na cidade durante quase todo o ano, e em julho acontece anualmente a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, o mais tradicional evento da modalidade no Brasil e um dos mais importantes da América Latina."
                     via ilhabelasp
Descrita em diversas propagandas como um dos melhores lugares do país para o esporte e lazer náutico, Ilhabela tem passado por algumas dificuldades no setor  nestes últimos anos.
Com a possível ampliação do porto de São Sebastião e a movimentação de petroleiros existentes em nosso canal, regatas e diversas atividades náuticas se tornaram canceladas ou temporariamente paralisadas devido a atracação de navios, passagem de cruzeiros e outros.

Há tempos ouvia-se muito mais sobre atividades náuticas em nosso município, do que se escuta hoje em dia.
Mesmo em campeonatos, como o da Rolex Sailling Week, a vela era muito mais valorizada em tempos atrás, não sendo apenas investida em véspera de feriados.
Parece que depois de receber o titulo de Capital da Vela, a iniciativa para manter o título foi diminuída e hoje já não se fazem mais campeonatos e incentivos para a criançada entrar na vida náutica.
"Sou morador  de Ilhabela  velejo  há 7 anos.Não é muito tempo, mas é o suficiente para ver  a capital da vela se a fundar" Wesley Vital, jovem velejador.
Quem procura aulas gratuitas para inciar a vida de velejador, também acaba encontrando diversos problemas, como falta de vagas e equipamentos em um dos projetos mais esquecidos pelo poder publico, o Projeto Navegar (Escola Municipal de Vela).

O esquecimento do Projeto Navegar

Projeto Navegar antes de
se tornar a Escola de Vela 

Iniciado no ano de 2002 por inciativa do poder publico do município e pressão de velejadores locais, o projeto Navegar previa oferecer cursos gratuitos na área náutica para todos os interessados em descobrir a arte de um bom velejo pelo nosso canal.
Tendo também o apoio do ex-secretário Estadual da Juventude, Esporte e Lazer na gestão de Geraldo Alckmin, Lars Grael, o projeto cresceu e foi bastante valorizado em seus primeiros anos de fundação.
  Atualmente, o projeto se chama Escola Municipal de Vela e além de possuir uma sede na praia do Saco da Capela, agora tem também na Praia Grande, região Sul do município.

Com a saída de Lars Grael, de um dos cargos desportivos mais influentes do Estado, o projeto acabou ficando no esquecimento e deixado nas mãos do próprio poder publico do município de Ilhabela.
Fato este que por falta de investimentos e preocupação com o esporte e lazer náutico,  acabou me forçando a escrever sobre isso.      Ilhabela é ou era a Capital Nacional da Vela?


Este é o comentário dado por um velejador do município, que sem apoio algum da prefeitura conseguiu subir ao pódio de diversos campeonatos brasileiros e mundiais, representando a cidade de Ilhabela.

Já o jovem velejador Jonas Muro Gomes, de apenas 19 anos, complementou e defendeu o fato de que parte de manutenção anda meio capenga, mas que segundo ele,  deve ser por conta da burocracia na hora de pedir material. "Lá eles reclamam muito disso...demora muito!Mas ao menos uma vez ao ano reformam os barcos do projeto."Finalizou o velejador.

"Marcão faz milagre naquele lugar"
Outro velejador defendeu a ideia de que o projeto já passou por três diferentes fases:
A primeira e a melhor tendo o velejador Marcos Cardial, como diretor do projeto em seu inicio.
A segunda e mais parada sem a presença do Marcão, como é conhecido, na diretoria.
E a terceira  a atual fase, onde ele voltou depois de ver o projeto se desfazendo e indo por água baixo.
Hoje em dia, é notável a falta de barcos e manutenções básicas no projeto.
Este tipo de coisa acaba forçando com que alunos que queiram aprender a velejar tenham que procurar outros locais, geralmente pagos, para poder inciar a prática da vela devido a falta de equipamento e barco no projeto.

Dinheiro publico para investir no projeto tem, o que falta é vontade.
A imagem abaixo foi retirada de uma das justificativas dadas pelo ex-vereador da Câmara Municipal de Ilhabela, Erick Pinna, em uma emenda modificativa ao Projeto de Lei nº 086/2012, que estima a receita e fixa a despesa do município de Ilhabela, para o exercício do ano de 2013.


Clique para ampliar
E na sua opinião?Ilhabela é ou já foi a Capital Nacional da Vela?
Share this post :
 
Política & Cia : Copyright © 2013. Política & Cia - O portal de notícias políticas em Ilhabela - All Rights Reserved