Ultimas postagens :
Home » » [Entrevista Política & Cia] Vereador Luizinho da Ilha

[Entrevista Política & Cia] Vereador Luizinho da Ilha

Written By Kim Axel Borgström on quarta-feira, 21 de novembro de 2012 | 18:44


Eleito vereador com 530 votos, Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha é o mais novo representante do PC do B (Partido Comunista do Brasil) na nossa Câmara Municipal.
Ele, que assumiu o o cargo de diretor de Obras Publicas na Prefeitura Municipal de Ilhabela, aceitou responder algumas perguntas para o blog.

"Acredito em uma nova forma de fazer politica, onde devemos incentivar cada vez mais uma maior participação da população na politica de Ilhabela, principalmente dos nossos jovens."

Para que o leitor conheça o entrevistado melhor, vamos as perguntas básicas e pessoais
  • Nome completo: Luiz Paladino de Araújo
  • Idade: 26 anos
  • Onde nasceu: Ilhabela - SP
  • Estado civil: Namorando
  • É formado?Em que?: Arquiteto e Urbanista
  • (Facebook do Luizinho da Ilha)
Agora que já o conhecemos melhor, inciaremos as perguntas sobre sua candidatura e sua vida profissional 

• É a primeira vez que você se candidata a um cargo político como o de vereador, por exemplo?

Essa foi a 2ª vez, a 1ª vez foi em 2008, quando tinha 22 anos, ocasião em que fui o candidato a vereador mais jovem e fiquei como suplente.

• O que se passou pela cabeça quando teve a notícia de que foi eleito vereador e com 530 votos, representando 3,57% dos votos válidos?!

Nas primeiras horas a sensação foi de dever cumprido, de um sonho realizado de poder contribuir com o futuro da nossa cidade. Foi uma emoção muito forte, tanto pra mim, como para os familiares, amigos, colegas de trabalho e da faculdade, amigos da vela e surf, pessoas que estiveram direta e indiretamente relacionadas a essa campanha vitoriosa. Depois surge o sentimento de responsabilidade diante de tantos votos, mas sinto-me mais preparado do que nunca para cumprir meu papel na Câmara dos Vereadores.

• Buscando uma campanha limpa, você não fez uso de cavaletes e nem mesmo de carros com musiquinhas irritante, divulgando a sua campanha.Como você acredita que conseguiu atingir a um numero tão grande de eleitores?

Acredito em uma nova forma de fazer politica, onde devemos incentivar cada vez mais uma maior participação da população na politica de Ilhabela, principalmente dos nossos jovens. Fiz uma campanha da mesma forma que trabalho, sempre buscando inovar, pesquisando e buscando me aprofundar sobre as principais necessidades da nossa cidade. Esse espírito recicla e renova a nossa politica.O trabalho na Diretória de Obras Públicas também demostrou minha capacidade técnica de exercer um cargo importante para a nossa cidade.Assim, a união do trabalho e uma campanha limpa fez a diferença nessa grande vitória.E é assim que quero continuar trabalhando na Câmara de Vereadores, um trabalho limpo e honesto, sempre com responsabilidade e vontade de inovar na política.

• Em poucas palavras, como você descreve o uso do Facebook nestas eleições (focando, principalmente, o grupo 'Eleições 2012 - Ilhabela'?

O grupo Eleições Ilhabela, assim como outros grupos de discussão no Facebook, funcionam como termômetros para avaliar as opiniões da população (parte dela) em relação a alguns assuntos de interesse público, assim como para entender os diferentes pontos de vista. Sempre fiz uso das redes sociais, onde além do perfil no Facebook, tenho um blog, twitter e youtube. Todas essas ferramentas digitais me auxiliam a expor as minhas propostas, mostrar o meu trabalho e mobilizar a população e estar sempre próximo dos moradores e turistas da Ilhabela.

• Com os resultado dos votos, você acredita que o eleitor esteve mais consciente e melhor informado para eleger melhores seus representantes públicos?

Acredito que sim. A informação esta chegando cada vez mais rápido e todos devemos utilizar os diferentes canais de comunicação (redes sociais, jornais, revistas, rádio, TV) para embasarmos nossas decisões, principalmente na hora do voto. Afinal, o futuro da nossa cidade está em nossas mãos. Tenho como compromisso fazer um mandato “coletivo” e “transparente” durante os próximos 04 anos como vereador. Para tanto, vou utilizar dos mais diferentes canais de comunicação para manter a população informada sobre as minhas ações, conquistas e propostas, ampliar o meu trabalho e ajudar a construir um futuro melhor para todos os ilhabelenses.
Vereador promoveu uma campanha limpa e sem cavaletes

• A formação de arquiteto irá trazer algum valor acrescentado ao seu papel de vereador?

Com certeza uma formação acadêmica tem grande importância para exercer a vereança, elaborar leis e fiscalizar o setor público. E quanto mais o Vereador(a) estuda, mais a cidade vai ganhar com isso.Além disso pretendo por em prática o que aprendi, principalmente, em projetos sustentáveis, com planejamento, eficiência e prazo de execução. Precisamos ter um crescimento sustentável na nossa Ilha

• Qual poderá ser o papel da Câmara como fiscalizadora da qualidade das obras públicas —programa, projeto e execução— em Ilhabela?

Além de ser uma função básica de todo o Vereador. como mencionei na resposta anterior, minha formação como arquiteto e urbanista vai me ajudar em muito na fiscalização da qualidade das obras públicas. E mais do que isso, ajudar a aperfeiçoar e conferir maior eficiência, para que os transtornos com obras sejam passageiros, mas os benefícios sejam duradouros.
• Como Arquiteto, qual a sua opinião sobre Concursos Públicos de Arquitetura obrigatórios para elevar a qualidade dos projetos em Ilhabela?
Acredito que seja fundamental a realização de concursos públicos, tanto na área de Arquitetura, como para qualquer área em que seja necessário conhecimento específico. A atual administração, após 10 anos, voltou a realizar diversos concursos público em diversas áreas. Acredito que essa seja a melhor forma de melhorar o atendimento oferecido a população, reduzindo o número de cargos comissionados e de confiança para ampliar as vagas para servidores concursados, implantando um plano de carreira e investindo na valorização do funcionalismo público em nossa cidade.
• Durante a sua campanha, tanto em 2008, quanto esta em 2012, você defendeu o uso de transportes alternativos, como a bicicleta, por exemplo.Agora, como vereador, arquiteto e ex-diretor de obras do município, como você incentivará a população a fazer uso destes meios alternativos?
Em 1º lugar vou defender iniciativas que melhorem a qualidade de vida em nossa cidade, que tenham sustentabilidade e que incentivem a prática esportiva. Acredito que o uso da bicicleta não pode ser restrito à recreação, mas deveria ser integrado ao sistema público de transporte como forma de melhorar a mobilidade urbana em nossa cidade. Em 2012, quando assumi como suplente de vereador, durante um curto período, apresentei um Projeto de Lei de Incentivo ao Uso de Bicicletas, que estarei retomando no próximo ano. Esse projeto consiste em campanha de conscientização, ampliação de ciclovias e ciclo-faixas e o empréstimo gratuito de bicicletas, por um período, em pontos espalhados pela cidade, como já acontece em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Mais do que bicicletas, precisamos rever todo nosso sistema de transporte na ilhabela, já tenho alguns projetos em mente e em breve vc ficará sabendo.
• Como Presidente do Diretório Municipal do PCdoB em Ilhabela, você também defendeu a valorização Caiçara na grade curricular em escolas publicas, correto?Adentrando neste assunto e focando ainda em obras, como você acha que a atual administração (2008-2013) vem tratando a cultura Caiçara quanto as obras no Centro Histórico de Ilhabela?
Sim, defendi e continuo defendendo. Quanto a atual administração acho que vem fazendo um bom trabalho, mas temos que melhorar sempre e é isso que farei como vereador. A construção de Centros Culturais, como do Green Park e da Praia Grande, a ampliação das oficinas culturais e as parcerias com grupos de incentivo a cultura caiçara precisam ser intensificados. As festividades tradicionais como a Semana Caiçara, os festivais da Sardinha e do Camarão, precisam contar com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. A maior riqueza de um povo está na sua cultura, e a cultura caiçara é extremamente rica e variada e pode se contribuir e muito para a nossa vocação turística, principalmente na baixa temporada.
• Qual é a sua opinião como morador, defensor da cultura caiçara e vereador de Ilhabela, sobre a criação de uma estrada que ligasse-nos a praia do Bonete?E caso aprovada, seguiria lutando para impedir a criação se fosse contra?
Sou contra abertura de uma estrada para veículos automotores (carros, motos, etc.). Acredito que podemos investir sim, na melhoria da trilha para oferecer maior segurança para o trafego de turistas e moradores. Assim como foi feito na passarela da Cachoeira da Laje, que trouxe segurança para travessia em dias de chuva. Uma obra que ainda vai contar com outras duas passarelas, na Cachoeira do Areado e e a última.Essa melhoria vai possibilitar um melhor atendimento da população boneteira, ampliar as alternativas turísticas, sem comprometer a preservação e o encanto desse paraíso chamado Bonete. Estive, recentemente, no Bonete e pude constatar a melhorias feitas pela atual administração, como a recuperação da escola, aparelhamento do Posto de Saúde, mas também pude ver que ainda há muito o que ser feito pela melhoria da qualidade de vida dos boneteiros.

• Durante suas campanhas, tanto em 2008 quanto 2012, você teve muito apoio dos praticantes do esporte 'Kite Surf' principalmente.Qual é a sua opinião quanto a implantação de uma praça própria para o esporte utilizando-se da área, que futuramente sera derrubada pela PMI, do restaurante Gaudi, para a implantação da "Praça do Kite Surf", no local?

Os velejadores, em geral, me ajudaram muito nessa campanha e agradeço muito por este apoio. A Praça de Vela já deveria ser uma realidade, afinal de contas, somos reconhecidos como a Capital Nacional da Vela. Quanto maior for espaço, um espaço bem projetado, maior a projeção do esporte no município.Precisamos honrar esse título, estimular a prática de esportes de vela, incentivando a participação de crianças e jovens nas mais diferentes modalidades, pois desta maneira estaremos investindo no cidadão do futuro, comprometido com a preservação das nossas praias, rios e córregos. Sempre acreditei no esporte como uma ferramenta de inserção social e como vereador vou estar empenhado nesse compromisso, no sentido de ampliar o acesso, a quantidade de cursos gratuitos e apoiando eventos esportivos em nossa cidade. Quanto ao local, acompanhei algumas discussões pelo Facebook que faziam ilações sobre uma possível represaria política. Não acredito nisso, um processo de desapropriação só pode ser levado adiante pelos critérios estabelecidos pela Justiça. Assim como foi feito no Portinho, em que a Justiça determinou a demolição de uma casa que estava inadimplente quanto ao pagamento de impostos e que ainda ocupava uma faixa de praia que deveria ser de uso público. Independente do local onde será construída, tenho um projeto sendo desenvolvido e que, em breve, você ficará sabendo.


• "O PCdoB guia-se pela teoria científica de Marx, Engels e Lênin, e desenvolvida por outros revolucionários.Procura aplicá-la criativamente à realidade do Brasil e desenvolvê-la sem cessar".
Esta é uma citação retirada do próprio site do PCdoB.
Sendo Presidente do Diretório Municipal do PCdoB em Ilhabela, como você pretende implementar tais ideologias em nosso município?

Sou um representante do povo, o povo de Ilhabela, a cidade onde nasci e escolhi para morar. Farei o que estiver ao meu alcance para melhorar a qualidade de vida dos moradores e para que principalmente a Ilhabela tenha um crescimento sustentável. Todos os partidos tem suas ideologias, cabe aos representantes adequarem a realidade de seus municípios. Estou DE OLHO NA ILHA, como você pode acompanhar no meu Facebook. Quero chegar na Câmara preparado para exercer meu papel como vereador. Vou fazer um mandato coletivo, onde todos podem opinar e discutir qualquer questão.Agradeço a você, que também é um jovem, a oportunidade para expor meus princípios e fique sempre a vontade para entrar em contato. Parabéns pelo seu Blog.
Obrigado pelas respostas Luizinho!O blog e a população de Ilhabela agradecem!
Share this post :
 
Política & Cia : Copyright © 2013. Política & Cia - O portal de notícias políticas em Ilhabela - All Rights Reserved