Ultimas postagens :
Home » , , » Ampliação do Porto e suas Manifestações

Ampliação do Porto e suas Manifestações

Written By Kim Axel Borgström on sexta-feira, 16 de novembro de 2012 | 14:28


Primeiro manifesto contra Ampliação do Porto de S.S
"A partir de um tempo pra cá, o assunto do porto foi se tornando cada vez mais discutido e dialogado dentre toda população do Litoral Norte, conscientizando não apenas adultos e jovens, mas também atingindo crianças que pretendem seguir vivendo suas vidas em um local seguro, tranquilo e de bonitas riquezas naturais."

Até metade do ano 2009, era visível a falta de informação sobre  o que seria essa tal 'Ampliação do porto de São Sebastião' e suas consequências para toda a região litorânea.Documentários, imagens e videos eram divulgados, mas ainda não era tratado, por toda a população, como um assunto a ser discutido e pensado no dia a dia.
O amadurecimento de ideias e de cabeças pensantes, veio a partir de uma grande mobilização inciada por diversas entidades anti-porto e que visavam um mantenimento da fauna e da flora da região, dentre elas, o 'Instituto Ilhabela Sustentável', que atuou como "animadora" do manifesto "Porto sim, mas sem contêiner" (clique aqui para acessar o website).
O manifesto do 'Porto sim, mas sem contêiner" ,visava o mantenimento do atual porto em questão e também uma otimização e reestruturação de suas utilidades, buscando assim, evitar a temida "Ampliação Portuária".
O manifesto anti-porto, foi crescendo cada vez mais, e quanto mais o tempo corria até as audiências publicas, mais se via o medo e o temor da população que se conscientizava e buscava informar aos demais.
Foi então, no final do ano 2011, que nitidamente se via o quão informada estava a população que não aceitaria fácil a derrota desta luta.As audiências aqueceram cada vez mais o sentimento de raiva e a necessidade de se manifestar, de modo que a mídia divulgue e descreva toda a ação contra da população contra a Ampliação Portuária.

 O primeiro manifesto anti-porto (vídeo à esquerda),      ocorreu no Centro-Histórico de Ilhabela, no dia 03 de Março de 2012.Contou com a presença de um numero superior à 400 pessoas, dentre eles esportistas, estudantes, cientistas, moradores e até mesmo turistas que estavam de passagem.
Os presentes no manifesto ecoavam gritos e levavam consigo cartazes que questionavam o progresso que uma obra destas traria para a região.
Toda a movimentação foi sempre organizada graças a criação de grupos e eventos compartilhados pelo Facebook, que cada dia mais, atraía e chegava a mais pessoas.
Organizados pelo Estaleiro Bar, uma banda acompanhou o trajeto do manifesto sobre um carro alegórico, tocando graças a um gerador, a musica "Money", do Pink Floyd.
Um teatro organizado pelos próprios manifestantes, evidenciava um dos mais drásticos problemas que a ampliação nos traria: a grande invasão de prostíbulos e o fim de uma "Ilha bela".
Porém, mesmo com a presença superior a mais de 400 manifestantes, ainda não era o suficiente!E outros dois manifestos mais foram organizados e realizados: um em São Sebastião (local onde se ampliará a obra) e outro novamente em Ilhabela.

Blogs de autores renomados, sites de imprensas e até mesmo a televisão, reportou o assunto da Ampliação do Porto, descrevendo a luta da sociedade civil em não permitir que tal projeto seja concretizada.
O compartilhamento de ideias, imagens e críticas ao porto, partiram principalmente das redes sociais, que tiveram um importante papel para a conscientização geral do que se passava por aqui.
Além dos compartilhamentos, foi muito visível a atuação jovem nas redes, principalmente no Facebook.
Estes, escreviam e debatiam o assunto do porto, mostrando cada vez mais a importância que se tem a participação jovem, em problemas sociais que envolvem toda uma população.

Acredito que a luta contra o porto não tenha se acabado, muito pelo contrário.Talvez o ar de "não sabemos o que está acontecendo" possa ser nitidamente visível, porém, tenho certeza que em breve, com a divulgação dos fatos e do acompanhamento do projeto em andamento, o ar de revolta contra o porto sempre existirá e prevalecerá!mantendo aqueles que não admitem o fim de um Litoral Norte de qualidade!



(Para ler mais sobre o assunto 'Ampliação do Porto de São Sebastião", clique AQUI)

Share this post :
 
Política & Cia : Copyright © 2013. Política & Cia - O portal de notícias políticas em Ilhabela - All Rights Reserved